Ransomware
O ransomware é uma forma emergente de malware que bloqueia o usuário dos arquivos ou do dispositivo e exige um pagamento on-line anônimo para restaurar o acesso.
Tudo sobre ransomware
Você já se perguntou o que é esse barulho de ransomware? Você já ouviu falar sobre isso no escritório ou leu sobre isso nas notícias. Talvez você tenha um pop-up na tela do computador agora mesmo avisando sobre uma infecção por ransomware. Bem, se você está curioso para aprender tudo o que há para saber sobre ransomware, veio ao lugar certo. Falaremos sobre as diferentes formas do ransomware, como você o obtém, de onde veio, a quem se destina e o que fazer para se proteger.
O que é ransomware?
O malware de resgate, ou ransomware , é um tipo de malware que impede que os usuários acessem seus arquivos pessoais ou do sistema e exige pagamento de resgate para recuperar o acesso. As primeiras variantes do ransomware foram desenvolvidas no final da década de 1980 e o pagamento era enviado por correio tradicional. Hoje, os autores de ransomware ordenam que o pagamento seja enviado por criptomoeda ou cartão de crédito.
Como obtenho ransomware?
Existem várias maneiras diferentes de o ransomware infectar o seu computador. Atualmente , um dos métodos mais comuns é o spam malicioso ou spam , que é um email não solicitado usado para entregar malware. O email pode incluir anexos bloqueados, como PDFs ou documentos do Word. Também pode conter links para sites maliciosos.
O Malspam usa a engenharia social para induzir as pessoas a abrir anexos ou clicar em links por parecerem legítimas - seja por parecer de uma instituição confiável ou de um amigo. Os cibercriminosos usam a engenharia social em outros tipos de ataques de ransomware, como se passar pelo FBI, a fim de assustar os usuários e pagar uma quantia em dinheiro para desbloquear seus arquivos.
Outro método popular de infecção, que atingiu seu pico em 2016, é a publicidade maliciosa . Malvertising, ou publicidade maliciosa, é o uso de publicidade online para distribuir malware com pouca ou nenhuma interação do usuário. Enquanto navega na web, mesmo em sites legítimos, os usuários podem ser direcionados para servidores criminosos sem nunca clicar em um anúncio. Esses servidores catalogam detalhes sobre os computadores das vítimas e seus locais e, em seguida, selecionam o malware mais adequado para a entrega. Muitas vezes, esse malware é ransomware .
O Malvertising geralmente usa um iframe infectado ou um elemento invisível da página da web para fazer seu trabalho. O iframe é redirecionado para uma página de destino de exploração e o código malicioso ataca o sistema a partir da página de destino através do kit de exploração . Tudo isso acontece sem o conhecimento do usuário, e é por isso que geralmente é chamado de drive-by-download .
Tipos de ransomware
Existem três tipos principais de ransomware, variando em gravidade, desde levemente desanimadores até Crise de mísseis cubanos, perigosa. Eles são os seguintes:
Scareware
Scareware, como se vê, não é tão assustador. Inclui softwares de segurança não autorizados e golpes de suporte técnico. Você pode receber uma mensagem pop-up alegando que o malware foi descoberto e a única maneira de se livrar dele é pagando. Se você não fizer nada, provavelmente continuará sendo bombardeado com pop-ups, mas seus arquivos são essencialmente seguros.
Um programa legítimo de software de segurança cibernética não solicitaria clientes dessa maneira. Se você ainda não possui o software desta empresa no seu computador, eles não o monitorariam quanto à infecção por ransomware. Se você possui um software de segurança, não precisaria pagar para remover a infecção - já pagou pelo software para realizar esse trabalho.
Armários de tela
Atualize para o alerta de terror laranja para esses caras. Quando o ransomware com tela de bloqueio entra no seu computador, significa que você está totalmente congelado do seu PC. Ao iniciar o computador, uma janela em tamanho grande aparecerá, geralmente acompanhada por um selo oficial do FBI ou do Departamento de Justiça dos EUA, dizendo que atividades ilegais foram detectadas no computador e você deve pagar uma multa. No entanto, o FBI não o congelaria do computador nem exigiria pagamento por atividades ilegais. Se suspeitassem de pirataria, pornografia infantil ou outros crimes cibernéticos, eles passariam pelos canais legais apropriados.



0 Comentários